Vantagens da Internet 5G

A quinta geração (5G) de banda larga sem fio é o mais recente avanço na tecnologia celular, comparável apenas ao salto dado pela rede 2G (que só permitia voz e SMS) para a rede 3G (que já permitia dados / acesso à internet).

No entanto a 5G aumentará muito a velocidade e a capacidade de resposta das redes sem fio e as expandirá para permitir centenas de milhares de conexões ao mesmo tempo. 5G oferece maior capacidade, maiores taxas de dados e muito menos latência – e suportará mais inovações futuras, criando um mundo mais inteligente e mais conectado digitalmente.

O lançamento do 5G foi oficialmente previsto para 2020, mas embora seu desenvolvimento venha sendo bem-sucedido há algum tempo, com muitas empresas já tendo introduzido as primeiras versões dos dispositivos, aplicações e redes 5G para testes a sua aplicação está atrasada, principalmente devido a dois fatores.

# o primeiro tem a ver com o vírus Corona que ao infetar o mundo relegou para segundo plano quase tudo o resto.

# o segundo tem a ver com o fato da operadora mais desenvolvida nesta tecnologia, a Chinesa Huawei, que segundo os Estados Unidos da América e muitos outros países, pode estar a ser utilizada para introduzir “cavalos de troia” no mundo ocidental para o governo Chinês. Essas restrições aplicadas à Huawei levaram a um atraso significativo na sua implementação, pois os segundos mais desenvolvidos nesta tecnologia são os Sul Coreanos, mas com um atraso significativo.

Por estes motivos ainda pode levar alguns anos até que vejamos todo o potencial e benefícios da rede 5G a operar a nível mundial.

As principais vantagens da rede 5G

5G
5g

1. Veículos conectados

Com 5G vem a velocidade e conectividade sem precedentes. A conectividade e velocidade de transição instantânea, que irá permitir aos carros do futuro próximo se tornarem autônomos, ou serem autodirigidos.

As redes 5G têm o que é preciso para permitir uma comunicação e processamento de dados mais rápidos do que nunca entre veículos, redes, infraestruturas e até mesmo pedestres com smartphones.

Em outras palavras, as redes 5G facilitarão a comunicação entre tudo na estrada – desde postes de iluminação até postos de gasolina, no interesse da segurança e da gestão do tráfego, permitindo que os testes com carros autônomos passem para a vida real assim que os diferentes países deliberem leis nesse sentido.

2. Smartphones

Grandes mudanças estão no horizonte para os smartphones. Os smartphones equipados com esta tecnologia 5G logo se tornarão a norma. A principal vantagem de 5G sobre a atual 4G para os usuários é uma melhor cobertura, ou seja, os sinais atingirão lugares anteriormente de difícil acesso, fora das grandes zonas populacionais, com conexão garantida como parte dos planos de serviço. Além disso, os assinantes finalmente terão a qualidade extraordinária que esperam em seus dispositivos, com downloads possíveis a uma velocidade incrível.

Para além de passar a ser permitido utilizar os smartphones para controlar quase todos os aparelhos que estejam conectados à rede, desde automóveis, a eletrodomésticos e mesmo maquinas industriais.

3. A área da saúde

É um fato. Quanto mais os dispositivos médicos conectados e os dispositivos móveis de banda larga que são implantados nos hospitais, mais estamos sobrecarregando nossas infraestruturas de TI de saúde. Nos dias de hoje é impossível conseguir ir muito mais longe em certos serviços, como cirurgias remotas.

Muitos líderes em comunicação veem a alta largura de banda em tempo real da tecnologia 5G e o acesso com menor latência como novos recursos tecnológicos poderosos que são necessários para expandir as capacidades das aplicações de saúde e o funcionamento de dispositivos médicos, robótica e dispositivos móveis que vão permitir operar remotamente aparelhos cirúrgicos em qualquer lugar do planeta sem a necessidade de um cirurgião presente.

Alguns dizem que a tecnologia 5G será transformadora. Outros dizem que não será suficientemente transportável geograficamente para atingir as altas metas prometidas pelas empresas de telecomunicações. Mas que será um alto salto no potencial de desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde é um facto real.

4. Streaming e entretenimento

rede 5G
rede internet 5G

5G oferece uma vantagem notável sobre as tecnologias anteriores, com capacidade praticamente ilimitada e tempos de atraso muito reduzidos. Além de uma melhor qualidade e um fluxo de dados transmitidos consideravelmente mais rápido, 5G promete experiências imersivas revolucionárias, incluindo conteúdo digital multissensorial graças ao aumento da capacidade que suportará tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e 3D.

Os jogos online entre consolas portáteis passaram a ser um dos grandes beneficiados na linha do entretenimento.

A implementação da internet de 5G vem produzindo muitas expectativas, mas finalmente estamos começando a ver as primeiras pesquisas e desenvolvimento darem frutos. A internet 5G deverá estar implementada em todas as grandes cidades antes do final de 2021.

A tecnologia promete mudar nossas vidas conectando tudo à nossa volta a uma rede 100 vezes mais rápida que nossa conexão celular e 10 vezes mais rápida que nosso serviço doméstico fixo de banda larga mais rápido.

Mas não se trata apenas de velocidade as grandes vantagens. Enquanto a mudança de 3G para 4G foi sobre conexões mais rápidas, a evolução para 5G é muito mais que isso. A combinação de velocidade, capacidade de resposta e alcance poderia desbloquear todas as capacidades de outras tendências quentes na tecnologia, oferecendo um impulso aos carros autodirigidos, aos drones, realidade virtual, aparelhos médicos e aparelhos utilizados em futuras naves espaciais.

A enorme capacidade de a rede de 5G vai proporcionar em relação à tecnologia 4G agora existente vai abrir as portas a toda uma nova capacidade de comunicação e automatismo, principalmente a nível da robótica.

Só nos resta esperar que ela apenas nos traga benefícios e não desastres, pois com esta tecnologia o controle de muitas empresas vitais, assim como de bens essenciais ao bem estar humano, passa a estar mais facilmente acessível aos hackers que poderão aceder e controlar coisas realmente perigosas. O mundo vai mudar… e embora a tecnologia não tenha culpa, conhecendo a humanidade, esperamos que esta nova tecnologia não nos traga ciberataques que ponham o mundo em potencial e real perigo para as nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *